Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Prefeitura decreta situação de emergência de dengue em Goiânia

13/03/24

A Prefeitura de Goiânia decidiu decretar situação de emergência de dengue nesta terça-feira, 12 de março. O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, em uma entrevista coletiva, onde ele destacou o aumento de casos e óbitos da doença na cidade. Até o momento, um óbito foi registrado e 10 casos estão em fase de investigação, conforme dados do boletim epidemia.

O decreto, a ser assinado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), está previsto para ser publicado em uma edição do Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira, 13. Pollara explicou que a medida se tornou necessária devido ao cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que incluem a manutenção crescente de casos durante quatro meses e o número de casos por mês que ultrapasse a média dos últimos cinco anos.

"Chegamos aos níveis necessários para decretar a emergência. Temos duas situações: a manutenção de casos crescentes e o número de casos por mês que supera a média dos últimos cinco anos", detalhou o secretário.

Pollara informou que a Capital já registrou cinco mil casos, o que justifica a decretação de emergência. Com isso, a Prefeitura deve receber recursos emergenciais do Ministério da Saúde, estimados inicialmente em R$ 5 milhões, para a contratação de agentes e a aquisição de insumos, dispensando a necessidade de licitação. Quanto à utilização das oito novas armadilhas para os mosquitos, o secretário explicou que os equipamentos chegaram à cidade na sexta-feira, 8, e ainda não estão em uso.

Apesar da convocação de 200 agentes de endemias no ano passado, totalizando mais de 250 efetivos, o superintendente de Vigilância em Saúde, Pedro Moraes, ressaltou que, com a situação de emergência, mais profissionais serão contratados. "Com este decreto, será mais fácil contratar mais efetivo, adquirir produtos e insumos e serviços para o combate ao mosquito", afirmou Moraes.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.