20/03/24
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente do diretório municipal em São Paulo, José Aníbal, afirmaram que o partido não apoiará a reeleição do prefeito Ricardo Nunes ( MDB ) caso o ex-presidente Jair Bolsonaro ( PL ) seja o responsável pela escolha do vice. As informações foram reveladas pelo jornal O Globo.
José Aníbal afirmou ainda que se a escolha do vice ficar a cargo do Bolsonaro, evidentemente criará um constrangimento muito forte para nós. “O PSDB não vai se coligar com Bolsonaro, que é um golpista. Essa possibilidade está descartada”, disse Aníbal, citando o depoimento dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica confirmando que Bolsonaro apresentou hipóteses para dar um golpe de Estado e impedir uma posse de Lula .
Embora Aníbal tenha colocado o apoio de Bolsonaro como um impeditivo para apoiar a reeleição de Nunes, o PSDB vive uma onda de adesões ao bolsonarismo desde 2018. No episódio mais recente, Bolsonaro chamou o ex-governador do Paraná Beto Richa para se filiar ao PL e concorrer à prefeitura de Curitiba. O ex-governador voltou atrás após tucanos falarem que não iriam liberar a desfiliação.
Aníbal disse que não descartou uma candidatura própria em São Paulo, mas aliados de Tabata se dizem otimistas quanto a uma possível composição com o partido. A deputada federal tem a simpatia de Perillo e outros nomes que hoje governam a legenda.
Enquanto a eleição municipal em São Paulo aproxima alguns partidos de olho na construção de alianças, o PSDB vai na direção voltada. A indefinição sobre apoiar uma tentativa de reeleição de Nunes vem alargando a cratera que engole o partido, liderado por Marconi Perillo.