24/03/24
Com o título 'Os Reflexos da Operação Endrôminas', o jornal Opção faz uma análise sobre os impactos da recente operação na Prefeitura de Goiânia. A operação, que teve como alvo duas secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de Administração (Semad), além da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), pegou toda a administração de surpresa, mas, segundo a publicação, a deflagração de uma megaoperação era apenas uma questão de tempo. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tentou minimizar os efeitos da operação na esperança de que o desgaste passasse despercebido, porém, essa estratégia revelou-se impossível.
O que mais chocou após a ação da polícia nos prédios públicos foi a coletiva convocada pela Prefeitura para dar esclarecimentos à imprensa. Inacreditavelmente, o prefeito de Goiânia foi encontrado no sexto andar do Paço Municipal concedendo entrevista ao lado de dois investigados. À sua direita estavam Denes Pereira, titular da Seinfra, e Luan Alves, então presidente da Amma. Do lado esquerdo, estava o pai de Luan, o deputado estadual Clécio Alves (Republicanos).
Nos bastidores, corria a informação de que a Secretaria de Comunicação havia ficado à margem da gestão da crise nesse primeiro momento. Jornalistas chegavam ao Paço sem saber onde seria realizada a coletiva de imprensa naquela manhã fatídica de 20 de março, dia da operação. A imagem do prefeito ao centro transmitia a sensação de que ele não estava ali por vontade própria, mas sim por obrigação. Agora, a comunicação está trabalhando para conter os danos.
Os prejuízos são significativos, mas ainda estão sendo calculados pelos auxiliares de Cruz. No mutirão da Prefeitura, realizado na Vila Redenção no último sábado, dia 23, notou-se a presença maciça de pessoas vestindo o uniforme do evento, porém, os organizadores esperavam uma participação ainda maior na megaestrutura montada no Campo do Muranga. Certamente, a chuva deve ter afugentado os moradores da região.
A Prefeitura de Goiânia precisa avaliar os danos e encontrar uma saída para o problema. Continuar mantendo acordos políticos não tem favorecido a administração de Rogério Cruz, e esse tem sido seu grande erro até agora. Como ex-vereador que exerceu dois mandatos sob a administração de Iris Rezende, Rogério Cruz deveria ser um exemplo a seguir. Ele tinha tudo para iniciar uma administração grandiosa e bem vista, mas errou já nos primeiros meses de governo.