Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Obras do BRT em Goiânia seguem sem previsão de conclusão

25/03/24

Iniciada em 2015, a construção do BRT está atrasada e ainda sem data fixa para começar a funcionar.

O projeto do BRT prevê a ligação das regiões norte e sul da capital por um corredor exclusivo para ônibus do transporte coletivo, numa extensão total de quase 23 quilômetros. A previsão é de que com a conclusão das obras o tempo das viagens seja reduzido em até 40%.

A previsão inicial de entrega do BRT era 2020, mas depois de muitos adiamentos, a obra segue ainda sem data de entrega. Além dos prejuízos aos usuários, o atraso atinge os comerciantes das regiões que estão em obras, principalmente os que estão em trechos que precisam interditados.

Com um custo inicial de R$ 242 milhões, a obra já ultrapassou R$ 400 milhões. Em 2017 as obras tiveram uma paralisação por conta de irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no processo de licitação do trecho compreendido entre os terminais Izidória e Cruzeiro. Retomada em 2018, a obra deveria ter sido concluída em 2020. Mas o não cumprimento do contrato resultou em rescisão e um novo processo de licitação.

O cronograma atual prevê que até o final de março, 18 km sejam entregues, e os ônibus, começarão a circular em julho. O restante da obra, 5km, ainda seguem em processo licitatório. A Seinfra informou que a data de inauguração ainda não foi definida.

 


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.