26/03/24
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) não deve se licenciar do Senado Federal para concorrer à prefeitura de Goiânia, desta forma a entrada do suplente Pedro Chaves (MDB) fica cada vez mais difícil. As informações de bastidores, divulgadas pelo jornal O Hoje, dão conta de que Vanderlan tem conseguido conciliar as atividades do Senado com as articulações para a eleição municipal.
Desde o ano passado, Vanderlan tem prometido se afastar para dar espaço para Pedro Chaves. Mas vários episódios foram usados para justificar sua permanência, desde a tramitação da Reforma Tributária e de leis complementares à matéria, a até as atividades da Comissão de Assunto Econômicos (CAE) do Senado.
Outro fator que tem impedido a licença é o fato de Pedro Chaves ser do MDB, e chefe de Gabinete do vice-governador Daniel Vilela. Vanderlan não tem relação de aliado na base caiadista, e não parece disposto a abrir diálogo com os emedebistas.
No meio de tudo isso, Vanderlan ainda precisa contornar o racha interno do próprio partido, o PSD, que tem no vereador Lucas Kitão, outra alternativa para a disputa do paço municipal.