Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Região Noroeste de Goiânia lidera casos de dengue, aponta Secretaria Municipal de Saúde

28/03/24

A Região Noroeste de Goiânia tem a maior incidência de casos de dengue na capital, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com uma taxa de 1.398,5 casos por 100 mil habitantes, o Distrito Sanitário Noroeste registra um quadro preocupante, onde ao menos uma a cada 100 pessoas será afetada pela doença. Bairros como a Vila Finsocial destacam-se pela alta quantidade de casos na região.

Segundo a SMS, a distribuição dos casos de dengue é resultado de diversos fatores, com destaque para a influência dos tipos de moradia. O boletim epidemiológico de arboviroses divulgado pela SMS nesta quarta-feira revela que, em toda a capital, a incidência da dengue é de 1.040,7 casos por 100 mil habitantes. A 12ª semana epidemiológica, entre os dias 17 e 23 de março, registrou um aumento significativo nos casos notificados, totalizando 16,9 mil, um aumento de 59,1% em relação às duas semanas anteriores.

A gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Marília de Castro, disse ao jornal O Popular que vários fatores influenciam a incidência da dengue em determinadas regiões, incluindo a presença de áreas verdes, hábitos dos moradores e o período de chuvas. A Secretaria também ressalta a importância da vigilância e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, realizando ações como a aplicação de inseticidas em áreas afetadas.

Apesar da Região Noroeste liderar em casos de dengue, a SMS enfatiza que a distribuição dos casos ocorre em toda a cidade. Bairros como Jardim América, Jardim Novo Mundo, Balneário Meia Ponte, Parque Atheneu e Setor Sudoeste também apresentam alta quantidade de casos prováveis da doença. A SMS reforça a necessidade de notificação adequada dos casos para melhorar o controle e assistência aos pacientes com dengue.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.