02/04/24
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) avalia desistir da pré-candidatura à prefeitura de Goiânia. Depois de ser surpreendido com a escolha de Sandro Mabel (Republicanos, em migração para o União Brasil) para a disputa pelo Paço pela base do governador Ronaldo Caiado, o senador que estava de folga no Nordeste, teve que vir a público reafirmar que ainda não desistiu da disputa. Mas, a realidade que se impõe pode fazê-lo mudar de ideia.
Em tese, há um grupo que já estaria com Mabel. Neste caso, Vanderlan pode ter mais a perder do que a ganhar se topar a missão. Com apoio dos presidentes da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PRD), do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), e do líder do PRD e articulador nato Jorcelino Braga, Mabel parece ter cercado as possibilidades de apoio a Vanderlan, deixando o senador ainda mais isolado.
Cardoso já assumiu que tem conversas em andamento com Mabel. Vale lembrar que Vanderlan foi trazido à vida política pelas mãos de Mabel, e os dois são amigos de longa data.
Em um cenário em que realmente desista de concorrer como cabeça de chapa, seria mais vantajoso para Vanderlan Cardoso reavivar as conversas com o PT de Adriana Accorsi, que já teria se comprometido, por meio do próprio Lula da Silva, a apoiá-lo em 2026 para o governo do Estado.
Além disso, Vanderlan coloca em risco o projeto de eleger a esposa, Izaura Cardoso, na prefeitura de Senador Canedo. Neste caso, a retirada da candidatura de Izaura pode ser negociada em troca de apoio político para o projeto da capital.