03/04/24
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, arrumou mais uma confusão em um direto estadual do partido. Dessa vez, as vítimas foram os representantes da legenda no Espírito Santo. Perillo destituiu do poder o grupo ligado ao presidente estadual da legenda, Vandinho Leite, e o substituiu pelo grupo ligado ao ex-prefeito canela-verde Max Filho. Vandinho e Max estão rompidos e já não se entendem internamente no partido há muito tempo.
O grupo de Max estava à frente do diretório até agosto do ano passado, quando os membros da Comissão Provisória renunciaram e desistiram de participar da convenção, que tinha duas chapas protocoladas (uma ligada a Vandinho e outra a Max) e elegeria um novo comando para o partido. Assim, o grupo de Vandinho assumiu o comando da legenda.
A intervenção não foi bem digerida pela Executiva estadual e, durante o feriado da Semana Santa, o deputado estadual Mazinho dos Anjos – que faz parte da Executiva estadual do PSDB e tem uma rixa antiga com a família Max Mauro – divulgou uma nota repudiando a intervenção nacional.
Para jogar mais gasolina na fogueira tucana, Marconi foi até Vila Velha na última segunda-feira e lançou a pré-candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas à Prefeitura de Vitória. Ao dar a benção a Vellozo, Marconi devolveu o poder do partido no estado ao grupo do ex-prefeito Max Filho.
Com todo o imbróglio, lideranças tucanas no Espírito Santo ameaçam deixar o partido, o que aprofundaria ainda mais a crise na qual Perillo colocou o PSDB.