Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Jornal Opção mostra artistas denunciando Prefeitura de Goiânia por calote em pagamento

06/04/24

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Goiânia está sob intensa crítica de artistas locais, que alegam não terem recebido pelo trabalho realizado no Festival Goiânia em Cena, ocorrido em 2023. Das 40 apresentações realizadas durante o evento, aproximadamente metade dos artistas ainda não viu a cor do dinheiro, totalizando um atraso de 165 dias no pagamento, conforme denunciado ao jornal Opção.

A atriz Ludmyla Marques, uma das artistas afetadas, levantou questões pertinentes em relação ao possível descaso da Prefeitura. "Eu me pergunto: o pagamento do secretário está caindo na conta em dia? Os servidores da Secult estão recebendo? Ou será que Zander e seus funcionários também não recebem há mais de 5 meses?", indagou. Além disso, ela provocou: "É possível pagar o aluguel com aplausos?"

Marcelo Marques, outro participante do festival, relata que, apesar de ter se apresentado há mais de 165 dias, a prefeitura sequer solicitou a nota fiscal do serviço, deixando-o sem qualquer previsão de pagamento. Essa situação tem gerado insatisfação e preocupação entre os artistas, que dependem desses pagamentos para sua subsistência.

Diante das acusações, a resposta da Secult foi de que todos os pagamentos estariam concluídos até terça-feira, 9. No entanto, alguns artistas expressaram descontentamento com a falta de um posicionamento oficial por parte da Prefeitura de Goiânia. Em vez disso, as respostas foram dadas de forma informal, muitas vezes através das redes sociais.

Além do Festival Goiânia em Cena, outros projetos culturais também estão enfrentando problemas de pagamento por parte da Prefeitura. Um grupo de artistas, que preferiu não se identificar, realizou um grafite na avenida T-63, mas até agora não recebeu pelos serviços prestados. A situação se repete com aqueles que se apresentaram no Show no Memorial Iris Rezende Machado – Casa de Vidro.

O secretário Zander Fábio minimizou as denúncias, afirmando que já está em processo de regularização dos pagamentos. No entanto, essa resposta não parece ter convencido os artistas, que continuam aguardando por uma solução para o impasse.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.