06/04/24
Moradores de diversos bairros em Goiânia estão novamente manifestando sua insatisfação devido aos constantes atrasos na coleta de lixo. Relatos veiculados por diversos veículos de comunicação destacam a situação crítica em locais como o Goiânia 2 e o Setor Pedro Ludovico, onde as ruas estão tomadas pelo acúmulo de resíduos.
A Alameda Antônio Martins Borges, próxima ao Jardim Botânico, também não escapa das queixas, com moradores afirmando enfrentar irregularidades nos serviços nos últimos meses. Eneida de Cássia, proprietária de uma fábrica de salgados na região, lamenta que nesta semana não tenha havido coleta alguma.
As reclamações se estendem por outros bairros, como Jardim Novo Mundo, Setores Jaó e Bueno, e Jardim Caravelas, onde Maria dos Reis, moradora, expressa sua frustração com a situação. Segundo ela, a última coleta de lixo na área ocorreu na semana anterior.
Diante da indignação dos moradores, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) disse que medidas estão sendo adotadas para normalizar os serviços. No entanto, não foram detalhadas quais seriam essas providências. Vale lembrar que esses transtornos acontecem em meio ao processo de transição do serviço de coleta de lixo para o consórcio QC Ambiental, vencedor da licitação realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
A transição, conforme a Comurg, deve ocorrer ao longo de um período de até 4 meses. Enquanto isso, que sofre com esses rotineiros problemas é a população de Goiânia.