Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


O Globo: Depois que Marconi assumiu comando nacional, PSDB fica sem vereador em 12 capitais

09/04/24

A liderança de Marconi Perillo à frente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem sido marcada por uma debandada de vereadores em diversas capitais do país. Desde que o ex-governador de Goiás assumiu o comando nacional da sigla, o PSDB enfrenta um cenário de enfraquecimento político, agravado pelo desempenho aquém do esperado nas últimas eleições presidenciais de 2022.

Segundo dados levantados pelo jornal O Globo, após o término do prazo para a janela partidária, o PSDB ficou sem representantes em 12 das 26 capitais brasileiras. Essa ausência é especialmente notável nas maiores cidades dos principais colégios eleitorais do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, cidades como São Luís (MA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC) também ficaram desprovidas de vereadores do PSDB, à exceção de Goiânia, onde Aava Santiago é a única representante do partido.

Em algumas dessas capitais, como Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Vitória (ES), o PSDB já não possuía vereadores eleitos anteriormente e não conseguiu atrair novos nomes para ocupar essas posições. Em Fortaleza (CE), dois dos três vereadores eleitos pelo partido também deixaram a sigla. 

Na capital paulista, a debandada foi significativa, com sete dos oito vereadores do partido pedindo desfiliação, em parte devido à discordância em relação ao apoio do PSDB à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Em Belo Horizonte, o único vereador eleito pelo PSDB, Henrique Braga, se filiou ao MDB, após críticas à postura do partido e ao Marconi Perillo, que trocou o presidente municipal da sigla..

O PSDB registrou adesões em algumas câmaras municipais da região Centro-Oeste, como em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), onde o partido filiou novos vereadores.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.