09/04/24
Desde o último dia 29 de março, a administração municipal de Alto Paraíso já está cobrando a Taxa de Conservação Ambiental (TCA) de quem visita a cidade. Arrecadação com a cobrança será destinada a cobrir os impactos do turismo no município.
Segundo o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Marcus Antônio Rinco, a cobrança é fruto de uma lei aprovada pela Câmara Municipal. Ele explicou ainda que a como a cidade recebe muitos turistas, a taxa prevê ações para diminuir os impactos, como o aumento de produção de lixo, os atendimentos no hospital, a alta demanda da energia elétrica e a danificação das estradas de acesso aos atrativos. “A intenção é manter a preservação e a conservação ambiental da região", conta Marcus.
A taxa de R$ 20 dá direito a sete dias de estadia no município e é paga pela internet. Se a estadia ultrapassar esse período, a taxa será cobrada novamente.
Para quitar a taxa, os visitantes devem acessar o site https://turismoecologico.tur.br e fazer o pagamento antecipado. Com a taxa paga, será gerado um QR code, que deve ser apresentado nas portarias instaladas na entrada da Vila de São Jorge.
A lei prevê isenção da cobrança para alguns grupos, como as pessoas com mais de 60 anos e as menores de 12 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, os residentes locais, pesquisadores e participantes de programas sociais, prestadores de serviços e fornecedores de bens.
Alto Paraíso de Goiás abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.