Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Audiência pública expõe abandono do Parque Lago das Rosas em Goiânia

10/04/24

O abandono do Parque Lago das Rosas motivou uma audiência pública na Câmara de Goiânia para debater sobre a falta de manutenção e conservação do espaço. O encontrou aconteceu após solicitação da Associação de Moradores e Frequentadores do Lago das Rosas (Alagro).

Revitalização e segurança do local estiveram entre as principais pautas do debate, que contou com participação de representantes da comunidade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul).

“O Parque é patrimônio da capital e dos goianos. É um dos mais belos cartões postais da nossa cidade. Infelizmente, está abandonado pelo poder público”, destacou a presidente da Alagro, Maria Helena Tavares Vilela, que, em sua explanação, apresentou fotos, dados históricos e propostas de revitalização para o complexo.

A Associação de Moradores apontou que o Castelinho – tombado pelo Estado e pelo Município – e que as muretas e o trampolim, construídos em art déco – tombados pelo Iphan, carecem urgentemente de cuidados, de revitalização e de manutenção, assim como o lago.

Os moradores apresentaram propostas de recuperação do complexo. Eles pedem reestruturação da pista de caminhada – de 2,4 mil metros quadrados –, conforme padrão existente e com recuperação das zonas de erosão, além da criação de mais espaços infantis, mais academias ao ar livre e da instalação de banheiros e mesas para piqueniques – atualmente, o local conta com duas academias ao ar livre e um espaço infantil. 

A falta de iluminação pública e de segurança para frequentadores, bem como o excesso de ruídos, devido à proximidade de hospitais, também foram citados como preocupações urgentes.

Ao fim da audiência pública, o parlamentar anunciou que irá requerer à Prefeitura respostas às demandas apresentadas pelos moradores e frequentadores do Parque Lago das Rosas e que cobrará providências. O vereador Willian Veloso (PL) afirmou, ainda, que solicitará reunião com o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), acompanhado de comissão composta por membros da Alagro.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.