Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Em vez de fazer concurso, Rogério Cruz vai chamar temporários na educação

21/12/23

O prefeito Rogério Cruz está planejando realizar um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar temporariamente até 454 profissionais na área de ensino para, segundo ele, atender às demandas da Secretaria Municipal de Educação (SME). Em vez de optar por concursos, a escolha por um novo PSS, que sugere que o prefeito busca uma estratégia política ao inflar a gestão com profissionais temporários.

As vagas são para professores, pedagogos, agentes de apoio educacional, assistentes administrativos e auxiliares de atividades educativas. A última seleção desse tipo ocorreu no final de 2021, e o prazo para a convocação dos classificados se encerra nesta quinta-feira, 21.

A Secretaria Municipal de Educação pretende iniciar as convocações dos classificados neste novo PSS a partir do final de janeiro de 2024. Vale ressaltar que a seleção dentro do PSS é realizada com base na análise de títulos e experiência profissional, sem a aplicação de provas ou outros métodos de avaliação.

A contratação temporária tem como objetivo, conforme a SME, substituir profissionais titulares durante afastamentos legais e temporários, decorrentes de motivos como doença, licenças diversas ou outros previstos na legislação. Embora a SME não tenha divulgado o número exato de profissionais atualmente afastados, esclareceu que este novo processo seletivo tem a finalidade de cobrir as ausências no próximo ano.

A elaboração desse novo PSS vem sendo conduzida pela SME desde 10 de maio deste ano, ainda sob a gestão do vereador Wellington Bessa (DC). Com a posse do atual secretário, Rodrigo Caldas, em 1º de junho, foram publicados dois despachos no Diário Oficial do Município (DOM) em julho e novembro, ambos relacionados ao PSS.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.