15/04/24
Em editorial publicado nesta segunda-feira, 15, o jornal O Popular critica duramente a gestão Rogério Cruz por patinar no ensino infantil.
A publicaçaõ aponta que 28 creches foram abertas nos últimos 10 anos na capital, mas a velocidade na oferta de vagas não foi o suficiente para diminuiir a fila de espera por uma vaga, pois o ritmo da gestão não acompanha a demanda do município.
Outro ponto levantado é a diminuição de matrículas em tempo integral na pré-escola. De 54,1% em 2014, hoje são apenas 30,1%.
“Um dos símbolos dessa estagnação é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Setor Jardim Real, na região Mendanha. Em 2014, a estrutura começou a ser erguida. Uma década mais tarde, o que se vê são apenas ruínas. A unidade poderia ajudar a suprir o déficit de vagas nesta etapa”, pontua.
“Além de prejudicar o desenvolvimento do aprendizado e da sociabilização das crianças, essa situação tem forte impacto social, pois, muitas vezes, impede pais e mães — principalmente elas — de trabalhar.”
“O acesso às creches e à pré-escola na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, com impactos para toda a vida. Quando o poder público falha em garantir esse direito básico, contribui para a perpetuação e o agravamento das desigualdades sociais”, acrescenta o editorista.