22/04/24
Vanderlan (PSD) e Izaura Cardoso (PSD) já foram condenados por improbidade administrativa. A decisão judicial foi anunciada em outubro de 2016, quando o juiz Thúlio Marco Miranda, da 2ª Vara de Senador Canedo, condenou o ex-prefeito e a mulher dele pelo crime.
Vanderlan foi acusado de utilizar advogado contratado pelo município de Senador Canedo, no período em que ele foi prefeito (2005-10), para ações particulares.
Na sentença, o juiz diz que não há dúvidas do patrocínio do escritório em causas particulares de Izaura e Vanderlan e cita que “chegaram ao cúmulo de apresentar petição formulada em nome do município”.
O magistrado afirma ainda que não há provas de que as atuações privadas foram pagas pelos dois. “Ao que tudo indica, usufruíram do contrato público e de suas posições administrativas e/ou pessoais para a satisfação de interesses particulares.”
Vanderlan e Izaura foram condenados a suspensão dos direitos políticos por cinco anos; perda dos valores correspondentes aos honorários que deixaram de pagar - apuráveis em liquidação de sentença -, e pagamento de multa.
A defesa do casal informou à época que iria recorrer da decisão judicial.