30/04/24
Mesmo depois da mudança na coleta de lixo, o recolhimento continua precário em vários bairros de Goiânia, o descaso foi mostrado pela TV Serra Dourada. No Jardim do Cerrado 10, calçadas e ruas continuam lotadas de resíduos.
No Residencial Brisas da Mata, Vila Romana e São Judas Tadeu a situação é a mesma. O lixo ainda continua transbordando das lixeiras e se esparramando pelas ruas. O Consórcio Limpa Gyn assumiu 51,1% da coleta de lixo nas regiões Leste e Norte de Goiânia, mas não regularizou o serviço nos 201 setores. De acordo com a Prefeitura, a transição dos serviços às terceirizadas foi iniciada no último dia 22, e deve ser concluída no dia 24 de junho.
O contrato, no valor de R$ 470,3 milhões por dois anos, ou R$ 19,5 milhões ao mês, transfere três serviços até então prestados pela Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), e também dá início à varrição mecanizada, para as empresas que formam o consórcio – Quebec Ambiental (Goiânia), Clean Master Ambiental (Catalão) e CGC Concessões (Brasília).
Em nota a prefeitura informou que “nos setores onde a coleta é diária, 95% está regularizada. Nos setores cuja coleta é feita em dias alternados, a demanda continua alta, mas deve ser normalizada nos próximos dias”.