30/04/24
Pré-candidato a prefeito de Goiânia, o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) quer criar sete subprefeituras na capital. Porém, a proposta do tucano não é nova. Nas eleições de 2016 e 2020, a criação de estruturas nas regiões de Goiânia era uma das principais propostas do plano de governo apresentado por Vanderlan Cardoso (PSD). Nas duas disputas, o empresário terminou derrotado.
Segundo Matheus, os mutirões criados pelo prefeito Iris Rezende (MDB) foram importantes, mas hoje já não atendem mais as necessidades de todas as regiões da capital. “Goiânia tem bairros maiores do que muitas cidades goianas, e isso justifica a necessidade de descentralizar a administração”, ressalta o tucano.
Tanto a proposta inicial de Vanderlan quanto a requentada por Ribeiro esbarram em questões elementares. A primeira é o custo de se criar sete novas estruturas administrativas nas regiões de Goiânia. Serão mais gastos com locação de imóveis, veículos, contratação de servidores, despesas com água, energia, internet, e tantos outros.
Outra dificuldade é que a iniciativa esbarra em veto de saída de grande parte dos vereadores, que não querem ter concorrência nos bairros que representam. Em tese, esse trabalho de intermediar as principais demandas de bairros e regiões é realizado pelos 37 vereadores.
Assim, subprefeitos e vereadores, além dos próprios secretários municipais, estariam diante das mesmas demandas da cidade, com a sobreposição de esforços apenas onerando a administração com o inchaço da máquina pública.