01/05/24
A administração do lixo em Goiânia sob a gestão do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) tem sido alvo de críticas e considerada vergonhosa pelos residentes da capital. Uma evidência disso é o atual estado do Aterro Sanitário de Goiânia, que não consegue mais lidar com a quantidade de resíduos gerados e com a má gestão de Cruz.
Apenas agora, à beira do fim de seu mandato, é que Cruz está preparando uma licitação para terceirizar o descarte de lixo em cidades vizinhas. Os locais selecionados para receber esses resíduos são áreas particulares licenciadas localizadas em Aparecida de Goiânia e Guapó, ambos na Região Metropolitana de Goiânia.
Uma reportagem da TV Anhanguera revelou que a prefeitura pretende destinar 40% dos resíduos gerados em Goiânia para esses dois locais. Com essa medida, o Aterro Sanitário de Goiânia será convertido em um Centro de Tratamento de Resíduos, conforme explicou o promotor de Justiça Juliano de Barros. O objetivo é aumentar a vida útil do local, que está sob a gestão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) desde 2007.
A Prefeitura de Goiânia comunicou à TV que essa medida é necessária, porém não divulgou o valor que será utilizado para remunerar os dois aterros particulares.