Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


MP recomenda exoneração de diretor do Hospital Municipal de Iporá

01/05/24

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou ao município de Iporá a exoneração de Vilmatan Araújo Leite do cargo de diretor-geral do Hospital Municipal, com fundamento na violação à Constituição Federal em sua nomeação, no que ser refere à obediência aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Conforme apontado pelo promotor de Justiça Luís Gustavo Soares Alves, o atual diretor não possui formação acadêmica de nível superior em qualquer área nem concluiu o ensino médio, o que indica a falta de qualificação técnica necessária para o desempenho das atribuições do cargo.

Além disso, o diretor-geral é primo do prefeito Naçoitan Araújo Leite, que o nomeou. Para o promotor de Justiça, a nomeação baseada em parentesco constitui vício de motivação na formulação do ato administrativo, redundando em privilégio sem amparo jurídico.

O prefeito foi alertado que o não atendimento da orientação motivará a adoção de medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis, em especial ação civil pública para anulação do decreto de nomeação de seu parente, entre outros.

Em nota a Prefeitura de Iporá disse que “assim que for analisada a recomendação do MP, o executivo irá se posicionar. O intuito do município é continuar a prestação efetiva à comunidade Iporaense que só esses últimos 15 dias foram atendidas mais de 30 cirurgias eletivas, no HMI”.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.