02/05/24
A Prefeitura de Goiânia foi surpreendida nesta quarta-feira, 1º de maio, durante um evento de comemoração ao Dia do Trabalhador, realizado no Clube do Povo, no Setor Rio Jordão. Moradores da região leste da cidade organizaram um protesto cobrando soluções para o problema recorrente da coleta de lixo na capital.
Enquanto o evento transcorria, os manifestantes carregaram sacos de lixo e os depositaram no local, aguardando a chegada do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) para expressar sua insatisfação com a situação. A iniciativa visava chamar a atenção de Cruz para a urgência de medidas eficazes para resolver o problema do acúmulo de resíduos na região.
Em resposta ao protesto, a Prefeitura de Goiânia divulgou uma nota esclarecendo que o evento não era organizado pelo Executivo e ressaltou que o prefeito "compreende a revolta dos moradores" diante da situação. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) também se pronunciou, afirmando que, ao tomar conhecimento do protesto, o Consórcio Limpa Gyn foi acionado para providenciar a remoção do lixo.
No entanto, segundo a Seinfra, os próprios moradores impediram a equipe de realizar a limpeza, o que levou à intervenção da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para garantir a realização do serviço, cerca de uma hora após o início do protesto. A situação evidencia a crescente preocupação dos cidadãos com a questão da limpeza urbana e a cobrança por ações efetivas por parte das autoridades municipais.