Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Prefeitura de Goiânia abandona Biblioteca Cora Coralina

07/05/24

Mesmo após uma suposta reforma interna emergencial anunciada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a Biblioteca Municipal Cora Coralina, localizada no Setor Campinas, enfrenta situação de abando e os estragos estruturais são visíveis. O prédio, tombado, apresenta problemas como vidraças quebradas, portas gastas e janelas em risco de queda. 

Desde abril do ano passado, quando foram anunciadas intervenções na parte elétrica e no telhado, a biblioteca permanece com as portas fechadas ao público, que precisa solicitar a entrada por um servidor. A situação foi confirmada por uma funcionária, que expressou preocupação com o estado de conservação do material. A Secult Goiânia justifica o fechamento "por segurança ao acervo, servidores e visitantes".

O local abriga um acervo de 48 mil livros, mas o estado de conservação da estrutura é preocupante. Além das infiltrações e pinturas desgastadas, o prédio apresenta sinais de invasões anteriores, com ripas de madeira sustentando portas danificadas. O elevador está desativado devido à falta de manutenção.

Uma vistoria realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2022 identificou umidade, fissuras nas fachadas externas e a presença de cupins, comprometendo as esquadrias de madeira. O instituto cobrou intervenções urgentes, mas afirma não ter obtido resposta positiva da prefeitura até o momento.

A Secult alega estar ciente das necessidades de reparo do prédio e afirma que a Biblioteca Cora Coralina é uma prioridade de restauro para o próximo semestre. Enquanto isso, e mesmo com o impasse, uma servidora da biblioteca está na unidade junto com outros funcionários das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira, para, segundo ela, garantir o acesso do público ao material literário disponível.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.