07/05/24
A vereadora Aava Santiago perdeu o comando do PSDB metropolitano para Matheus Ribeiro, jornalista e pré-candidato a prefeito de Goiânia. A troca na presidência do PSDB teria ocorrido pela proximidade da vereadora com a deputada federal Adriana Accorsi (PT), também pré-candidata ao Paço. A ligação de Aava com os petistas teria irritado o ex-governador Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB.
Aava Santiago participou, em 30 de abril, de uma recepção à Adriana na Câmara Municipal de Goiânia. No encontro, a tucana elogiou a petista, ressaltando, em tom de alívio, a importância para Goiânia de uma candidatura com “essa expressão eleitoral”.
Na reunião, cercada por lideranças do PT, como os deputados estaduais Bia de Lima e Mauro Rubem, e dos vereadores Kátia Maria e Fabrício Rosa, Aava não parecia constrangida ao falar de um partido que sempre esteve em oposição ao PSDB. A tucana ressaltou que candidatura de Adriana é significativa para a cidade pelo “nível de competitividade e qualitativo para o debate”.
Nesta terça-feira, 7, o diretório estadual do PSDB anunciou a troca no comando da legenda em Goiânia. No lugar de Aava Santiago, assume o jornalista Matheus Ribeiro. A decisão em Goiânia ocorre no momento em que o presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo, sobe o tom de oposição ao governo Lula e tenta construir uma alternativa para a sucessão presidencial de 2026.
Até o momento, a vereadora Aava Santiago não comentou a decisão da cúpula tucana que a tirou abruptamente da presidência do PSDB metropolitano.