08/05/24
Em 2017, o vereador Romário Policarpo (PRD), que hoje é presidente da Câmara Municipal de Goiânia, foi preso durante uma blitz no Setor Sul. Na ocasião, ele estava acompanhado pelo vice-presidente da Casa à época, Vinícius Cirqueira, que também foi preso sob suspeita de desacato e lesão corporal. Um vídeo registrado por Policarpo e que viralizou nas redes sociais na época, mostra o momento da detenção. A Polícia Militar alegou que houve uma confusão durante a abordagem.
Em sua defesa, Romário Policarpo tentou explicar que eles e o motorista do veículo foram vítimas de racismo por parte dos policiais. As imagens gravadas por Policarpo mostram Vinícius sendo algemado enquanto o colega, que também é guarda civil metropolitano, declara: "Você está fazendo isso com o vice-presidente da Câmara". O vídeo é interrompido logo em seguida, segundo ele, por um policial.
Romário alegou que os três ocupantes do veículo sofreram discriminação racial por parte dos policiais. No entanto, a versão apresentada pela Polícia Militar é diferente. Segundo o assessor de comunicação da corporação, tenente-coronel Marcelo Granja, houve, de fato, uma confusão na blitz, e que teria sido causada pelos próprios parlamentares.