08/05/24
Em um momento em que os brasileiros se mobilizam para ajudar os gaúchos afetados pelas devastadoras chuvas que atingiram mais de 200 cidades do Rio Grande do Sul, o deputado federal por Goiás Gustavo Gayer (PL) decidiu embarcar para os Estados Unidos da América (EUA). Mais surpreendente ainda é o fato de que sua viagem foi custeada pela Câmara dos Deputados, com recursos públicos, para participar de uma sessão da Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso dos EUA, realizada nesta terça-feira, 7.
Enquanto muitos se unem em ações solidárias para ajudar os necessitados em tempos de crise no Sul do país, Gayer optou por direcionar sua atenção para questões de outra natureza. Em vez de concentrar esforços na ajuda aos gaúchos em meio à calamidade causada pelas chuvas, o deputado goiano decidiu usar sua viagem para "denunciar" o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A sessão em que Gayer participou tinha como tema “Brasil: a crise da democracia, liberdade, e do Estado de Direito?”, focando em supostos ataques à liberdade de expressão, censura e supostos excessos do Judiciário brasileiro, com destaque para as decisões de Moraes. Durante o evento, a deputada norte-americana María Elvira Salazar (Partido Republicano) chegou a exibir uma foto do ministro Alexandre de Moraes.
Gayer não estava presente na sessão na condição de testemunha, mas sim como convidado do Congresso dos EUA em uma missão oficial.