Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Prefeito Rogério Cruz atrasa repasse de R$ 3 milhões para hemodiálise

08/05/24

A gestão Rogério Cruz atrasou o repasse no pagamento das verbas do Ministério da Saúde às clínicas de hemodiálise de Goiânia, o que colocou em risco o tratamento de quase dois mil pacientes renais crônicos. O Paço deixou de repassar R$ 3 milhões referente ao tratamento realizado no mês de fevereiro para as nove clínicas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O valor destinado para o pagamento já foi repassado pelo Governo Federal ao município no dia 2 de abril conforme consta no detalhamento de pagamento do Portal da Transparência do Governo Federal feito ao Fundo Municipal de Saúde. “Deveria ter sido usado para pagar as clínicas em cinco dias. Estamos entrando em maio e não recebemos o de fevereiro, chegamos ao limite do limite. Prestamos um atendimento muito especializado, que tem um alto custo”, disse a gestora de uma das clínicas que prefere não se identificar.

Mesmo com as dramáticas condições de recursos, as clínicas continuaram atendendo pacientes com doença renal crônica – sem garantir até quando conseguirão manter. Viviane Elizabeth de Oliveira, vice-presidente regional da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) alerta que a suspensão, mesmo que temporária, dos tratamentos coloca em risco a vida dos pacientes. “Se você suspende esse tratamento por 7 dias, os pacientes podem morrer. Tentamos reuniões com o secretário de Saúde, mas nunca somos recebidos”, lamenta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os pagamentos referentes à fevereiro foram feitos nesta terça-feira-feira (7/5) e serão compensados para as clínicas até esta quarta-feira (8/5). Segundo a prefeitura, o pagamento não estava em atraso, pois o Ministério da Saúde sempre faz repasse após 60 dias do serviço prestado, isso de todos os prestadores SUS, não só hemodiálise. A gestão informou ainda que “os recursos chegaram no dia 30/4. Como houve o feriado do dia primeiro, somente agora foram concluídos os trâmites para liberação. Os pagamentos de março, o MS envia no último dia de maio e assim sucessivamente”.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.