09/05/24
Antes de se lançar na política, o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) já atuava como ‘influencer’ nas redes sociais. Mesmo se lançando pré-candidato a prefeito de Goiânia, ele segue mantendo uma plataforma fechada. Interessados nas postagens privadas do jornalista precisam pagar R$ 7,90 para ter acesso ao conteúdo.
A monetização das redes sociais por políticos não é uma exclusividade do neófito Matheus Ribeiro. Diversos parlamentares, principalmente bolsonaristas, usam do expediente para compartilhar conteúdo com seus seguidores.
Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (672/24) que proíbe políticos de serem remunerados pela divulgação de conteúdo, incluindo áudio e vídeo, relacionados ao exercício do mandato ou produzidos com recursos públicos. Se a lei foi aprovada, a vedação se estenderá tanto para cargos legislativos como executivos.
Enquanto o uso por políticos de plataformas pagas segue liberado, Matheus Ribeiro continuará arrecadando R$ 7,90 mensais dos seguidores dispostos a acompanhar um pouco mais de sua rotina nas redes sociais. Aos demais, o pré-candidato do PSDB segue ofertando aulas de crossfit, banhos em cachoeiras, saborosas ‘jantinhas’ e até palestra em centro espírita.