Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Greve do SVO: Rogério Cruz mais uma vez só agiu depois do caos

12/05/24

A greve dos servidores do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) foi suspensa neste sábado, 11, após a Prefeitura de Goiânia anunciar a convocação de 10 aprovados em concurso público para o cargo de técnico em necrópsia. A medida foi confirmada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Goiânia (SindiGoiânia) e marcou o fim de uma paralisação que evidenciou problemas antigos na gestão municipal. Mais uma vez, o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) só agiu depois do caos.

A greve, que afetou 70% dos serviços na sexta-feira, 10, teve origem nas queixas dos técnicos responsáveis pelos exames periciais de mortes naturais em Goiânia e outros 137 municípios. Os profissionais reclamaram da falta de pessoal e dos baixos salários, alertando que a paralisação levaria a atrasos de até oito horas na liberação de corpos. Segundo o técnico em necrópsia Reginaldo Sabino, o SVO estava operando com apenas sete técnicos, número que foi reduzido devido à morte de um funcionário e a licença por doença de outro.

Além da escassez de pessoal, os técnicos destacaram a estagnação salarial, com vencimentos pouco acima de R$ 1,4 mil que não são atualizados desde 2014. Em entrevista ao jornal O Popular, o presidente do SindiGoiânia, Marco Antônio dos Santos, revelou que está agendada uma reunião na próxima quarta-feira, 15, para discutir o plano de carreira dos servidores do SVO, um passo fundamental para resolver as questões de remuneração e condições de trabalho.

A Prefeitura de Goiânia, por sua vez, agiu rápido após a deflagração da greve, publicando no Diário Oficial do Município o decreto de convocação dos aprovados no concurso público para o cargo de técnico em necrópsia. Os 10 convocados deverão tomar posse dentro do prazo de 30 dias, fornecendo um alívio imediato para a sobrecarga enfrentada pelos servidores do SVO. 


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.