Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Professores da UFG decidem greve na próxima semana

17/05/24

Após nova reunião de membros da Associação de Docentes das Universidades Federais de Goiás (AdUFG) com o Governo Federal, na última quarta-feira (15), uma nova assembleia foi convocada para decidir o aceite da proposta final apresentada e o possível fim da greve dos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na próxima terça-feira (21) o sindicato dos docentes abrirá votação, com divulgação do resultado prevista para a quinta-feira (23).

A greve dos professores da UFG foi deflagrada no dia 07 de maio. Os docentes reivindicam reajustes salariais e um plano de carreira mais atrativo. Diante das propostas apresentadas pela categoria, o Governo Federal apresentou contraproposta, que manteve o reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026, sem reajuste para 2024.

No entanto, foi acatada a contraproposta da Proifes-Federação de substituição das classes A/D I e B/D II por uma classe de entrada. Sobre os estágios, o governo também atendeu a demanda da entidade, com 4,5% em 2025 e 5% em 2026.

Nas redes sociais, os professores da UFG demonstraram descontentamento com a contraproposta final apresentada pelo governo. Nos comentários na página do sindicato dos docentes da UFG, muitos se mostraram insatisfeitos com a falta de reajuste para 2024.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.