19/05/24
O presidente do Partido Verde (PV) em Goiás, Cristiano Cunha, anunciou a retirada do apoio à pré-candidatura da deputada federal Adriana Accorsi (PT) à Prefeitura de Goiânia para as eleições de 2024. A decisão veio após a nomeação de Gilvane Felipe, historiador filiado ao Cidadania, para a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Cristiano Cunha expressou descontentamento com a nomeação, uma vez que o PV vinha reivindicando o espaço desde a saída de Pedro Wilson do cargo. "O PV esperava ser contemplado com a superintendência do Iphan, considerando nosso apoio consistente ao governo Lula desde a eleição," afirmou Cunha.
Apesar do PV e PT serem partidos federados, o presidente do PV em Goiás solicitou permissão para manter a neutralidade na disputa pela Prefeitura de Goiânia. "Não há como deixar de seguir as diretrizes federativas estabelecidas entre julho e agosto, mas, diante dessa situação, buscamos a neutralidade na corrida eleitoral," explicou Cristiano.
Cunha ressaltou que, desde a vitória de Lula, o PV em Goiás não foi agraciado com nenhum cargo relevante, apesar de ter sido o primeiro partido a apoiar oficialmente a candidatura do petista. "Estamos desde o início com o presidente Lula, e é desapontante não ver esse apoio refletido em posições significativas no estado," acrescentou.
Adriana Accorsi ainda não se pronunciou oficialmente sobre a retirada do apoio do PV.