Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Jornal critica candidato de Marconi em Goiânia que faz cosplay de João Doria

24/05/24

Matheus Ribeiro, jornalista e ex-âncora de um dos telejornais mais assistidos em Goiás, decidiu tentar dar um passo ousado em sua carreira. Após disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022, ele agora se lança na pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia. Seguindo os passos de outros jornalistas que migraram para a política, como Alysson Lima, Sylvie Alves e Jorge Kajuru, Matheus busca consolidar sua transição do jornalismo para o cenário político. No entanto, o jornal Opção criticou Matheus, apontando que ele, apoiado por Marconi Perillo, está fazendo um "cosplay" de João Doria.

Ao se lançar como pré-candidato, Matheus Ribeiro se tornou o centro das atenções negativas, por sinal. O PSDB em Goiás, partido ao qual ele é filiado, possui uma representação pequena, contando apenas com a vereadora Aava Santiago na Câmara Municipal. A falta de alinhamento com as principais forças políticas do estado, como o governador Ronaldo Caiado (UB) e o presidente Lula (PT), oferece a Matheus a chance de negociar com diferentes partidos e manter uma postura crítica em relação a qualquer gestão pública.

A trajetória de João Doria é um exemplo claro para Matheus. Doria, um empresário bem-sucedido e com alguma experiência no setor público, foi eleito prefeito de São Paulo em 2016 pelo PSDB e, em menos de dois anos, conquistou o governo do estado. No entanto, sua rápida ascensão política foi seguida por um declínio igualmente veloz, resultando na sua saída do cenário presidencial.

Matheus Ribeiro tem adotado propostas polêmicas, como a redução de 29 secretarias municipais para 12, que são vistas como ideias sem fundamento concreto. Este tipo de discurso, que talvez fosse eficaz há oito anos, hoje parece desatualizado e pouco prático.

Além disso, antes mesmo de assumir qualquer mandato, Matheus já exerce controle sobre o PSDB goianiense, afastando a vereadora Aava Santiago, única representante tucana na cidade. Aava criticou a mudança, descrevendo-a como “uma decisão afoita de um pré-candidato imaturo”.

Outro episódio que ilustra a abordagem polêmica de Matheus foi o embate com o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) sobre a operação Cidade Limpa. O conflito, iniciado nas redes sociais, culminou em um encontro entre Matheus e Rogério para discutir a força-tarefa de limpeza urbana, sem resultados concretos.

Enquanto Matheus atrai polêmicas, outros pré-candidatos concentram seus esforços em encontrar vices que complementem seus projetos, negociar alianças com outras siglas e criticar a gestão atual com civilidade. Matheus Ribeiro tem potencial para crescer politicamente, mas o caminho que escolher determinará seu sucesso futuro.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.