Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


CEI na Câmara pode comprometer reeleição de Rogério Cruz

30/05/24

A Câmara Municipal de Goiânia se prepara para instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigará irregularidades na saúde da capital e a situação da Companhia Municipal de Processamento de Dados (Comdata), desativada há 13 anos, mas ainda não liquidada. A proposta, que já conta com o número necessário de assinaturas, pode enfrentar trâmites burocráticos que empurrariam a instalação da CEI para o segundo semestre deste ano.

A abertura da CEI é vista por opositores como uma forma de pressionar o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) a não realizar reformas em seu secretariado antes das eleições municipais. A oposição acredita que a investigação pode enfraquecer a administração de Cruz, criando um clima de incerteza que pode comprometer sua pré-candidatura à reeleição.

Outro ponto de justificativa para a CEI é o atraso na entrega das últimas sete estações do BRT Norte-Sul. Segundo a imprensa local, esse atraso tem gerado questionamentos sobre a eficácia da gestão municipal.

Parlamentares da base aliada de Rogério Cruz mostram-se otimistas com sua pré-candidatura à reeleição, destacando o grande volume de obras como um dos maiores ativos do prefeito. No entanto, membros da oposição acreditam que a instalação da CEI em ano eleitoral pode minar os planos de Cruz. A oposição argumenta que, mesmo com as obras, a insatisfação com seu secretariado pode ser um obstáculo significativo.

Internamente, há uma percepção de que Cruz pode enfrentar dificuldades significativas. "Cruz pode 'ir para a guerra sem guerreiros'", comentou um parlamentar, referindo-se ao apoio incerto de seus aliados mais próximos. Além disso, questões como o empréstimo de R$ 710 milhões, atrasos nas obras do BRT e investigações da Polícia Civil em secretarias municipais têm desgastado a imagem do prefeito.

Não é a primeira vez que a gestão de Cruz enfrenta uma CEI. No ano passado, uma comissão investigou supostas irregularidades na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que se arrastou por cerca de cinco meses. Agora, com a nova CEI focada em saúde e na Comdata, a administração de Rogério Cruz se encontra novamente sob escrutínio, o que pode afetar seriamente suas chances de reeleição.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.