03/06/24
A Prefeitura de Goiânia voltou a contratar a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) para fazer obras diversas que envolvem construção ou revitalização de espaços públicos, principalmente praças e academias ao ar livre com recursos de emendas impositivas de vereadores ao orçamento municipal. O
O último contrato, no valor de R$ 12,9 milhões, foi assinado em dezembro de 2022, mas não chegou a ser iniciado e foi suspenso em junho do ano passado, durante tramitação da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Comurg na Câmara Municipal.
Agora, por R$ 8,73 milhões, a gestão Rogério Cruza ssinou duas ordens de serviço para que a Comurg inicie 50 serviços propostos por vereadores por meio de emendas impositivas de 2023 e 2024.
A contratação da Comurg para serviços de construção e revitalização de espaços públicos foi uma estratégia adotada pela Prefeitura em meados de 2022 para solucionar dois problemas: a dificuldade em contratar empresas particulares para este tipo de serviço e a crise financeira da companhia que foi agravada na atual gestão.
Foram pelo menos cinco contratos, sendo que apenas um deles, o de construção de praças e academias ao ar livre, foi concluído, com meses de atraso. Três seguem sem previsão de conclusão e o outro é o que foi suspenso.