Goiânia, 26/12/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Discurso morno de Gustavo Gayer marca visita à Câmara Municipal de Goiânia

05/06/24

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer, visitou nesta terça-feira, 4, a Câmara Municipal em um encontro promovido pelo vereador William Veloso, o único representante do PL na Casa. A visita, no entanto, foi marcada por uma fraca adesão de vereadores e um discurso considerado frio pelos parlamentares presentes, destoando do esperado para um pré-candidato à prefeitura.

Gayer é o terceiro pré-candidato a visitar o legislativo municipal, sucedendo Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT). Contudo, ao contrário de seus antecessores, a adesão dos parlamentares foi baixa. No momento da chegada de Gayer, apenas sete vereadores estavam no plenário, e o quórum, registrado no painel, apontava pouco mais de 14 presentes, o mínimo necessário para a abertura da sessão.

Ao usar a tribuna, Gayer abordou o estado atual de Goiânia, descrevendo-o como de “degradação acelerada” e caracterizando o momento como decisivo para a cidade. No entanto, ele não se colocou explicitamente como futuro prefeito, afirmando: “Eu não sei quem estará como prefeito no ano que vem e qual será a constituição dos vereadores desta casa, mas eu acho que todos que vivem nessa cidade entendem que está na hora de se doar para essa cidade e colocar interesses pessoais de lado. Pode ser eu, mas qualquer um que seja, eu espero que tenha esse sentimento”.

Antes de iniciar seu discurso, Gayer fez uma brincadeira chamando seu pré-candidato a vice na chapa, Fred Rodrigues (PL), de Braga Neto, e posteriormente comparando-o ao atual prefeito Rogério Cruz. Acompanhando Gayer estavam o ex-deputado federal Major Vitor Hugo e o ex-vereador Oséias Varão.

Rodrigues, por sua vez, foi mais enfático em sua fala, destacando que o PL é o único partido com chapa de prefeito e vice já definida. “Todos vocês sabem, e principalmente os vereadores, como a cidade está. Caso nós estejamos no Paço a partir do ano que vem vocês podem ter certeza que a Prefeitura vai estar de portas abertas para vocês (vereadores) para fazer os seus pedidos, nós teremos uma administração técnica, com cargos técnicos para atender às suas demandas. Nós temos uma cidade para resgatar”, afirmou Rodrigues.

Após os discursos, alguns vereadores presentes usaram a palavra para cumprimentar Gayer. Em seguida, o deputado federal foi ao gabinete da presidência junto com Romário Policarpo (PRD), presidente da Câmara. Participaram do encontro assessores, vereadores de outras cidades da região metropolitana e mais cinco vereadores de Goiânia: William Veloso, Sandes Júnior (MDB), Markim Goyá (PRD), Denício Trindade (UB) e Cabo Sena (PRD). No entanto, não houve discussões significativas sobre eleições ou articulações políticas durante o encontro no gabinete.

Vereadores avaliaram, sob reserva, que o discurso de Gayer não demonstrou a postura esperada de um pré-candidato à Prefeitura de Goiânia. Um parlamentar afirmou que Rodrigues teve uma postura mais assertiva e convincente na tribuna. “É inevitável ele vir aqui e a gente não comparar a visita dele com as visitas do (Sandro) Mabel e da Adriana (Accorsi)”, comentou.

Antes da chegada de Gayer ao plenário, houve uma situação incomum envolvendo a imprensa. Integrantes da Guarda Civil Metropolitana direcionaram os profissionais de imprensa para dentro de um espaço cercado, restringindo o acesso ao plenário. Circulou a informação de que a restrição teria sido um pedido de Gayer, mas isso não foi confirmado. Assessores da presidência desconheciam a orientação, e os agentes da GCM deram explicações variadas, inclusive mencionando a falta de trajes sociais dos profissionais, o que não é uma exigência usual para a imprensa ou assessores.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.