09/06/24
Moradores da Rua 148, no Setor Marista, em Goiânia, expressaram indignação com o corte de 10 árvores históricas próximas ao Clube de Engenharia. A ação, executada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), começou por volta das 8h deste sábado, 8, e gerou uma reação de protesto entre os residentes locais.
"Os funcionários já cortaram 10 árvores e ainda disseram que vão cortar mais 13 no lado da rua 132", relatou uma moradora, que preferiu não se identificar. Ela explicou que os trabalhadores mencionaram uma solicitação junto à Amma para justificar o corte das árvores.
Os moradores destacaram a importância das árvores para a qualidade de vida no bairro. "Muitas pessoas vêm correr aqui. As mães passeiam com seus filhos, pois aqui é fresco. Perdemos 10 árvores grandes! Estavam ali há pelo menos 40 anos. Aqui é um pulmão de Goiânia", lamentou a moradora. Em resposta ao corte, uma ocorrência foi registrada pelos residentes.
Em nota oficial, a Amma esclareceu que a operação faz parte de um projeto de substituição de árvores nas ruas 132 e 148. "Os responsáveis pelo imóvel apresentaram Projeto de Rearborização da Calçada com o plantio de outras 22 árvores apropriadas para a calçada do local", informou a Amma.
A agência justificou a remoção das árvores, alegando que elas não estavam em boas condições de saúde. "A Amma informa ainda que as árvores que tiveram autorização para retirada, conforme as legislações federais e a lei do Plano Diretor de Arborização Urbana, apresentavam problemas fitossanitários, tais como cerne exposto, necrose nos troncos, desprendimentos de galhos, presença de cupins, além disso, o sistema radicular das mesmas encontra-se em conflito com passeio público", detalhou a nota.