Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Rogério Cruz estuda seriamente a intenção de privatizar o Samu em Goiânia, mostra TV Anhanguera

12/06/24

A gestão Rogério Cruz lançou um edital para contratar uma empresa que vai assumir o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e privatizar o atendimento ao público. A promessa da prefeitura é não deixar o paciente esperando horas por uma ambulância. 

O contrato prevê o aluguel de 13 ambulâncias convencionais e 4 ambulâncias com UTI móvel. Também está inclusa a contratação de 7 médicos reguladores, 2 rádio operadores, 8 enfermeiros, 34 técnicos de enfermagem, 12 médicos tripulantes e 34 motoristas. Tudo isso a um custo de quase R$ 800 mil por mês. Vale lembrar que o Samu já tem todos esses profissionais, são quase 500 servidores efetivos que serão remanejados para outras áreas. A contratação foi mostrada pela TV Anhanguera.

A contratação será por dispensa de licitação e a empresa deve ser especializada na prestação de serviços em tecnologia para implementação, capacitação, manutenção e informatização das centrais de regulação do Serviço de Remoção -  Suporte Avançado, fornecimento de mão de obra, teleassistência e telepropedêutica aplicada a urgências e emergências, por um período de 180 dias.

A iniciativa de privatizar o serviço foi denunciada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) que investiga o edital. Além disso, os sindicatos dos profissionais da área contestam a contratação de emergência, visto que a crise do Samu se arrasta desde o início da gestão Rogério Cruz, e não há nenhum fato novo que justifique a contratação sem licitação.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.