18/06/24
A gestão Rogério Cruz (SD) resolveu ‘inovar’ e copiou a ideia da gestão Paulo Garcia (PT) de autorizar a construção de parklets nas ruas da cidade. A estrutura é construída ao lado da calçada dos bares e restaurantes, aumentando a área de convivência dos estabelecimentos. No entanto, para ter autorização de uso, os locais devem cumprir algumas regras para que a o parklet não atrapalhe o trânsito, a acessibilidade e a drenagem do asfalto.
Ainda em 2015, na gestão Paulo Garcia (PT), os primeiros parklets da capital foram montados em praças e em empresas, especialmente de construtoras ou arquitetura, com a intenção de se tornar um espaço a mais de convívio e contemplação.
A regulamentação da Prefeitura estabelece que esses espaços, geridos pela iniciativa privada, tenham placas que atestem o caráter público e que informem sobre vedação à utilização exclusiva deles, inclusive pelo mantenedor do Parklet. O poder público municipal também proíbe, de forma expressa, atividades comerciais dentro desses locais.