22/06/24
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) manifestou-se contra a aprovação do projeto de lei (PL) 2234/2022 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O PL, que visa legalizar jogos de azar como cassinos, bingos e jogo do bicho, foi aprovado por 14 votos a 12 e agora segue para votação no Plenário.
Em suas redes sociais, Cardoso expressou sua preocupação com os potenciais impactos sociais negativos que a medida pode trazer. “Sou totalmente contra a aprovação desse projeto. Já vi famílias inteiras destruídas por causa dos jogos de azar”, declarou o senador, que teme o agravamento de problemas como vício e a facilitação de atividades criminosas.
O projeto de lei 2234/2022, que tramita no Congresso desde 1991, finalmente avança para a etapa decisiva no Senado após décadas de debates. Vanderlan Cardoso prometeu empenhar-se para barrar a aprovação da proposta no Plenário, argumentando que a legalização dos jogos de azar representa um “mal que pode assolar as famílias brasileiras”.
Além das preocupações com o impacto social, há ainda informações que indicam que o senador Vanderlan também teme que a legalização dos jogos de azar possa reduzir os dízimos pagos por fiéis às igrejas, uma vez que o dinheiro gasto nos jogos poderia diminuir as contribuições religiosas.