23/06/24
O deputado federal Professor Alcides Ribeiro (PL), conhecido por se adaptar politicamente conforme suas conveniências, revelou recentemente em um vídeo que está disposto a fazer qualquer coisa para ganhar uma eleição, até mesmo buscar votos do PT e de "macumbeiros". Antes de se tornar um fervoroso bolsonarista, Alcides tentou se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2007.
Na época, Alcides, que já havia sido filiado à Arena, ao PP e ao PSDB, articulou sua filiação ao PT com o então ministro da Educação, Fernando Haddad, que atualmente é ministro da Fazenda. O empresário do ramo de papelarias e faculdades chegou a informar seus aliados que tinha o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se juntar ao partido.
Entretanto, a resistência de petistas goianos impediu sua filiação. Alegaram que, na condução de seus negócios, Alcides não era conhecido por respeitar os direitos dos trabalhadores. Além disso, seu histórico de ligação com a Arena, partido que apoiou a ditadura militar no Brasil, pesou contra ele. Diante dessas resistências, ele permaneceu no PP até trocá-lo pelo PSDB de Marconi Perillo, pelo qual disputou a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2016.
Mais tarde, Alcides se filiou ao PL, partido que ele parece usar como um trampolim para seus projetos pessoais. Hoje, em 2024, ele se apresenta como um bolsonarista convicto, declarando que "sempre foi de direita e bolsonarista".