28/12/23
Que a política ambiental de Goiânia na gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) vai de vai de mal a pior, isso os moradores da capital já sabem. Agora, a Câmara Municipal aprova o Plano de Arborização Urbana da cidade, que estabelece diretrizes para o plantio, poda e remoção de árvores em áreas públicas e dá carta branca para a prefeitura eliminar espécies como jamelões, gameleiras e sete-copas.
A ausência de critérios claros para a derrubada de árvores e a execução de plantios que, muitas vezes, parecem mais simbólicos do que efetivos, têm sido motivo de preocupação para ambientalistas e cidadãos. Agora, com a aprovação desse plano, a controvérsia se intensifica.
O documento não apenas proíbe o plantio de novos exemplares de jamelões, gameleiras e sete-copas, mas também estabelece normas para a remoção dessas árvores. A emenda proposta pelo vereador Paulo Magalhães prevê que órgãos ambientais terão 30 dias para substituir as árvores proibidas. Após esse período, o proprietário que solicitar a remoção pode contratar uma empresa autorizada para realizar o serviço.