Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


MP afirma que prefeitura virou “balcão de negócios” e recomenda demissão de parentes de vereadores

02/07/24

O Ministério Público expediu recomendação para que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) exonere servidores que se enquadram em situações de nepotismo e que estejam ocupando os cargos em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública, direta e indireta. O MP deu prazo de 10 dias para o cumprimento da recomendação.

A promotora de Justiça, Carmem Lúcia Santana de Freitas, da 20ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na defesa do Patrimônio Público diz que a recomendação é embasada em um inquérito civil público de 2021 e que desde então o MPGO vem acompanhando as nomeações e exonerações relacionadas a apoios políticos.

No total o MPGO lista 20 vereadores que têm ou tiveram parentes indicados em cargos de confiança ou de assessoramento na Prefeitura de Goiânia. Freitas ainda explica que a recomendação pede que todos os que tiverem parentes e afins de vereadores e secretários e que forem parentes até terceiro grau devem ser exonerados.

Ela ainda considera que desde o começo do mandato o prefeito de Goiânia nomeou grande quantidade de parentes de vereadores e secretários na administração direta e indireta com o objetivo de conseguir apoio parlamentar. “Na recomendação consta também algumas pessoas que já foram até exonerados e dependendo da conveniência política ele nomeia e exoneradas”, afirma.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.