04/07/24
As últimas movimentações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelam um distanciamento notável com Goiás, especialmente após o cancelamento de sua agenda em Goiânia e Aparecida de Goiânia nesta semana. A decisão escancarou, ainda, o desprestígio da deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de Goiânia pelo PT, Adriana Accorsi, que luta para demonstrar influência junto ao Palácio do Planalto, mas parece não conseguir o respaldo necessário.
O cancelamento da visita de Lula deixou claro que Accorsi, apesar de ser uma figura de destaque no PT goiano, pode inclusive não conseguir que o presidente participe de eventos de campanha durante as eleições deste ano.
Por outro lado, Lula e a primeira-dama Janja receberam com afagos, nesta quarta-feira, 3, a vereadora de Goiânia Aava Santiago (PSDB). Conhecida por sua postura progressista e evangélica, Aava é uma aliada de primeira hora do presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, que disse ter sido informado previamente pela parlamentar sobre o encontro com Lula e Janja.
Ele reiterou que o PSDB seguirá como “oposição ao lulopetismo”, apesar das aproximações de alguns tucanos com o governo Lula. A aproximação de Aava com Lula e Janja começou ainda na campanha eleitoral de 2022. A vereadora costuma fazer um contraponto a lideranças evangélicas que criticam o petista.