Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Relembre: Marconi é o político que mais processou jornalistas na história da República

11/07/24

Presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo é o político que mais processou jornalistas na história recente da República. Em claras tentativas de intimidar o exercício livre do jornalismo, Perillo abria uma demanda judicial sempre que era confrontado pelos fatos de suas gestões.

Durante seu terceiro mandato à frente do Governo de Goiás (2011-2014), o tucano processou mais de 60 pessoas, entre jornalistas, políticos, promotores, blogueiros, tuiteiros, professores e outras pessoas por críticas ao seu governo. Na época, o governo de Perillo enfrentava graves acusações de esquemas de corrupção, crimes esses que vieram à tona por ações da Polícia Federal, naquela que ficou conhecida como Operação Monte Carlo.

Vários jornalistas foram processados na área cível e penal por Marconi Perillo. Apenas a título de exemplo, foram processados por Marconi os jornalistas Luiz Carlos Bordoni, Fabiana Pulcinelli, Jorge Kajuru, Lênia Soares, Henrique Morgantini e Nilson Gomes. Em todos os processos Marconi buscava, sob alegação de danos morais, vultosas quantias à título de indenização.

A prática era vista como uma estratégia do tucano para evitar críticas contundentes, já que o elevado custo dos litígios inviabilizava a publicação de matérias, principalmente as opinativas, contrárias ao governo, uma vez que elas poderiam ensejar novos processos por parte do então governador.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.