Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Saiba o que muda na compra de remédios tarja preta em Goiás

19/07/24

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou alterações no controle do medicamento hemitartarato de zolpidem, mais conhecido como zolpidem, utilizado no tratamento da insônia. A partir de agosto, a compra desse remédio em Goiás e em todo o Brasil só poderá ser realizada com a apresentação da receita azul. Nos próximos meses, a embalagem do medicamento também passará a exibir uma tarja preta, sinalizando o risco de dependência.

Anteriormente, o zolpidem em concentrações baixas (até 10 mg) podia ser adquirido com receita branca, fornecida em duas vias. A nova regulamentação abrange também outro hipnótico popular, a zopiclona. Segundo a Anvisa, “a medida foi adotada a partir do aumento de relatos de uso irregular e abusivo relacionados ao uso do zolpidem”. Além disso, houve um “aumento nas ocorrências de eventos adversos relacionados ao uso” do medicamento nos últimos meses.

O que é o Zolpidem?
O zolpidem é um agente hipnótico indicado para o tratamento de insônia de curta duração, ajudando pacientes com dificuldades para iniciar ou manter o sono. A Anvisa orienta que “seu uso deve ser o menor possível e, assim como para todos os hipnóticos, não deve ultrapassar quatro semanas”. Se o tratamento precisar ser prolongado, é necessária a reavaliação de um médico psiquiatra para evitar o risco de abuso ou dependência.

Um dos efeitos adversos mais conhecidos do zolpidem é o sonambulismo, em que a pessoa pode realizar diversas atividades como se estivesse acordada, mas não se lembra de nada no dia seguinte. Esses relatos de sonambulismo têm ganhado atenção nas redes sociais.

Decisão da Anvisa
A decisão da Anvisa implica que todos os medicamentos à base de zolpidem, independentemente da concentração, só poderão ser prescritos com a receita azul, a partir de 1º de agosto. Para emitir este tipo de receita, o médico deve estar cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária e terá um limite no número de receitas que pode prescrever por período.

Tarja preta
Outra mudança importante é que, a partir de 1º de dezembro, as embalagens de zolpidem só poderão ser produzidas com a tarja preta. Durante o período de transição, as embalagens com tarja vermelha ainda poderão ser vendidas nas farmácias. Essas novas regras buscam aumentar a segurança no uso de zolpidem, prevenindo o abuso e os efeitos adversos que podem comprometer a saúde dos pacientes.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.