Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Vanderlan Cardoso solicita ao STF visita a ex-assessor de Bolsonaro preso

21/07/24

O senador por Goiás e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso, está entre os parlamentares que solicitaram ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para visitar o ex-assessor internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins, preso desde fevereiro. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

Martins foi detido como parte da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. O pedido de visita foi liderado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e conta com o apoio de 22 senadores, que justificaram a solicitação “por razões humanitárias, considerando o decurso de 145 dias de reclusão do investigado sem que tenha recebido visitas”.

Vanderlan Cardoso ainda não se pronunciou sobre o pedido de visita.

Filipe Martins
Filipe Martins é um ex-aluno do ideólogo Olavo de Carvalho e desempenhou um papel significativo na campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Em 2021, Martins foi investigado por supostamente fazer um gesto supremacista branco durante uma sessão do Senado. No início de 2019, ele foi nomeado assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, após ter trabalhado com o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no governo de transição.

Nas redes sociais, Martins era conhecido por divulgar ideias sobre “globalismo”, “ideologia de gênero” e outros temas que influenciaram a ideologia de Bolsonaro. Ele foi preso no dia 8 de fevereiro, acusado de ter deixado o Brasil a bordo de um avião presidencial em dezembro de 2022, juntamente com Bolsonaro. Atualmente, Martins está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná. 


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.