25/07/24
Foi publicada nesta quarta-feira, 24, a exoneração de três secretários da gestão de Vilmar Mariano em Aparecida de Goiânia. Entre os demitidos está Arthur Henrique, que é secretário de Administração e presidente do União Brasil (UB) em Aparecida, partido ao qual Vilmar é filiado. Essa movimentação sugere que o próprio prefeito pode deixar a sigla em breve.
Além de Arthur Henrique, foram exonerados Ozeias Laurentino, secretário de Comunicação, e Idelma Maria de Oliveira, secretária de Educação. As demissões ocorrem em um momento de realinhamento político, após o prefeito confirmar que não apoiará o pré-candidato endossado pelo governo, Leandro Vilela (MDB). Vilmar sinalizou apoio ao PL e seu pré-candidato, Professor Alcides.
Fotógrafo da Prefeitura de Aparecida, Rodrigo Estrela também foi exonerado, conforme publicado nesta quarta-feira. Além disso, o secretário de Saúde e presidente do MDB em Aparecida, Alessandro Magalhães, é outro nome que pode ser exonerado nos próximos dias, de acordo com informações obtidas pelo jornal Opção.
Há semanas, circulavam rumores de que Vilmar poderia apoiar outro pré-candidato que não Leandro Vilela (MDB). Essa especulação ganhou força quando o prefeito ficou ressentido por ser substituído por Vilela como o pré-candidato da base caiadista em Aparecida, demonstrando falta de disposição para apoiar o emedebista.
A confirmação, ainda não oficial, surgiu na terça-feira, 23. Após Marlúcio Pereira (PRTB) retirar sua pré-candidatura à Prefeitura de Aparecida. A decisão foi tomada após uma reunião com Vilmar, onde o prefeito indicou que sua tendência de apoio era para pré-candidato do PL, Professor Alcides. “Não recebi o apoio do amigo e atual prefeito Vilmar para seguir com o projeto”, escreveu Pereira em seu perfil do Instagram.
No mesmo dia, secretários e alguns servidores que já haviam declarado apoio a Leandro Vilela receberam a notícia de que seriam exonerados. Essa série de demissões e mudanças na administração de Vilmar Mariano sinaliza um período turbulento e de reconfiguração política em Aparecida de Goiânia, com possíveis repercussões significativas para as próximas eleições.