30/07/24
A cúpula do Republicanos em Goiânia se reunirá nesta terça-feira, 30, para deliberar sobre os rumos da legenda nas eleições municipais, podendo tomar uma decisão já esperada por muitos: abandonar o apoio à reeleição do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) e migrar para a campanha de Sandro Mabel (União Brasil).
Até o momento, o Republicanos tem apoiado a pré-candidatura de Rogério Cruz, com membros do partido marcando presença na maioria dos eventos promovidos pelo prefeito. A própria presidente municipal da legenda, vereadora Sabrina Garcez, reafirmou diversas vezes que o Republicanos estava comprometido com Cruz. No entanto, segundo o jornal Opção, essa permanência é estratégica e ocorre simultaneamente a diálogos avançados com Sandro Mabel, que vem acumulando apoios para sua campanha, impulsionado pelo suporte do governador Ronaldo Caiado.
A reunião contará com a participação da direção municipal e de pré-candidatos do partido, e será para decidir se o Republicanos continuará ao lado de Rogério Cruz ou se oficializará o apoio a Mabel. Caso optem pela mudança, o Republicanos nem estará presente na convenção do Solidariedade, marcada para 3 de agosto, que consolidará Cruz como candidato à reeleição.
Se o Republicanos realmente migrar seu apoio para Mabel, Rogério Cruz ficará ainda mais isolado, contando apenas com o apoio do PDT, PRTB, Mobiliza e do próprio Solidariedade. Essa movimentação nos bastidores indica uma preferência crescente pelo apoio a Mabel, o que pode deixar Cruz a ver navios.