02/08/24
A insistência do presidente nacional do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, em lançar o ex-prefeito Nelson Marchezan como candidato à Prefeitura de Porto Alegre tem gerado um impasse dentro do partido. A CNN informou que a polarização em torno das candidaturas de Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) tem dificultado a formação de alianças para o PSDB na capital gaúcha.
A avaliação é de que, sem aliados, Marchezan teria apenas 12 segundos de tempo de rádio e TV, um cenário considerado desfavorável para uma candidatura competitiva. Apesar disso, Perillo vê a candidatura tucana no Rio Grande do Sul como estratégica, com um olho nas eleições gerais de 2026. A presença do PSDB na Prefeitura de Porto Alegre poderia fortalecer a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à presidência da República.
Marconi Perillo e Nelson Marchezan devem se reunir nos próximos dias para decidir sobre a candidatura, com a convenção partidária marcada para o dia 4 de agosto. O PSDB está em busca de apoio, tentando atrair o União Brasil, que atualmente negocia uma chapa com o PDT. Outras possíveis alianças com o PSD e o Cidadania também enfrentam dificuldades, pois esses partidos tendem a apoiar a campanha de reeleição de Sebastião Melo.