07/08/24
Presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo não conseguiu controlar a crise entre o próprio partido e o Cidadania em Anápolis, e a solução encontrada não tornou a candidatura competitiva.
A federação formada pelo PSDB-Cidadania definiu a chapa que vai disputar a Prefeitura de Anápolis, com Hélio Lopes (PSDB) como cabeça de chapa e Michel Roriz (Cidadania) como vice. No entanto, essa decisão veio após um período de intensa desorganização interna no PSDB, que quase comprometeu a união da federação.
A confusão começou quando o Cidadania acusou o PSDB de mudar a data da convenção unilateralmente, sem informar os demais membros da federação. Originalmente, a reunião estava marcada para o dia 1º de agosto, mas foi antecipada para 25 de julho, pegando todos de surpresa e gerando um racha entre os partidos. Esse episódio evidenciou a falta de coordenação e comunicação dentro da federação, criando um ambiente de tensão e desconfiança.
Após muitas idas e vindas, os partidos finalmente chegaram a um consenso. Michel Roriz ressaltou a importância das duas candidaturas para o fortalecimento da federação e para a discussão dos problemas de Anápolis. "Entendemos que estamos trazendo essas pré-candidaturas, tanto do Cidadania quanto do PSDB, como uma opção distante da polarização, que traga projeto, construção política e um grupo político capacitado com soluções para a cidade", afirmou Roriz.
Apesar das palavras conciliatórias de Roriz, a desorganização do PSDB durante o processo revelou desafios significativos para a união e a eficiência da federação PSDB-Cidadania.