09/08/24
Em texto publicado em seu blog, o jornalista José Luiz Bittencourt revelou detalhes sobre a turbulenta aliança entre o PP e o PSD em Goiânia, insinuando que o episódio é resultado de uma estratégia meticulosamente planejada pelo presidente estadual do PP, Alexandre Baldy. Segundo Bittencourt, o suposto "jogo duplo" de Baldy seria uma resposta a um pedido do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, em apoio ao candidato do PSD, Vanderlan Cardoso.
"Não houve nada de acidental ou casual no episódio, que agora evoluiu para uma encrenca jurídica a ser resolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral", afirmou Bittencourt. A questão principal gira em torno de com quem o PP vai ficar, já que a aliança com o PSD gerou uma reação enfurecida do governador Ronaldo Caiado, que contava com o apoio do PP para seu candidato em Goiânia.
Bittencourt explica que a aliança PP-PSD surgiu de uma tentativa de Baldy de estreitar laços com Nogueira, que desejava ajudar Vanderlan Cardoso. No entanto, esse movimento colocou Baldy em uma posição delicada, já que ele havia previamente se comprometido com Caiado para apoiar o candidato da base do Palácio das Esmeraldas.
O texto descreve a situação como um jogo de bastidores políticos, onde Baldy teria deixado a situação correr até que, em um movimento de última hora, o PP fechou uma aliança com o PSD, chocando Caiado. “Ciro Nogueira esfregou as mãos. Comemorou com Vanderlan”, escreveu o blogueiro, destacando a satisfação de Nogueira com o desenrolar dos acontecimentos.
No entanto, a reação de Caiado foi imediata e contundente, levando Baldy a recuar. Sob sua liderança, o PP de Goiânia trocou dirigentes e revisou a documentação, revertendo a aliança com o PSD, o que colocou a questão em uma disputa judicial agora pendente no Tribunal Regional Eleitoral.
O resultado dessa reviravolta é incerto. Como Bittencourt aponta, "a decisão judicial final não tem prazo e pode se estender até os tribunais de Brasília", o que pode complicar ainda mais a situação para todos os envolvidos, especialmente considerando que o horário gratuito de propaganda eleitoral começa em breve. A indecisão sobre qual partido ficará com o tempo de TV e rádio do PP cria um cenário de incerteza que, segundo Bittencourt, já representa uma vitória parcial para Vanderlan e uma justificativa para Baldy, independentemente do desfecho final.